Espelhos

Espelhos

Possivelmente terá sido a superfície da água que inspirou a fabricação do primeiro espelho. Foram descobertos nos despojos da civilização Badariana (do Egito, junto ao Rio Nilo), espelhos de cobre, deixados pelo homem primitivo no quinto milênio a .C. Mais tarde, construíram-se espelhos de prata polida, que é boa refletora, mas escurece com a atmosfera e precisa ser limpa e trabalhada frequentemente.

Somente nos fins do século XIII é que a técnica da fabricação de espelho foi sendo desenvolvida, e espelhos com maior nitidez começaram a ser fabricados. Mesmo assim a fabricação destes espelhos era muito complexa. Assim como as novidades que aparecem no mercado, os espelhos eram raros e custavam muito caro. Entre os séculos XV e XVI, um espelho de proporções médias poderia valer mais que as pinturas de um pintor renascentista ou um poderoso navio de guerra. Tal realidade só mudou com a produção em massa gerada pela Revolução Industrial no século XIX, que reduziu drasticamente o preço dos espelhos.

O espelho é um símbolo da pureza, da verdade e de sinceridade. Traduz o verdadeiro conteúdo dos corações dos homens e também o da sua consciência. O espelho é também um sinal de sabedoria, conhecimento e iluminação nas tradições orientais.

O espelho é um símbolo solar, na medida em que reflete a inteligência suprema, mas também é um símbolo lunar, porque a lua funciona como um espelho da luz do Sol. Na China, para além de lunar e feminino, o espelho é o símbolo da rainha, da harmonia e da união conjugal. Na tradição mitológica do Japão, o espelho espalha a luz divina sobre o mundo.

Nas lendas e histórias de fadas, os espelhos mágicos têm uma função adivinhatória de prever o futuro. A tradição dos espelhos mágicos é muito antiga e remonta muito provavelmente à antiga Pérsia. Dizia-se que Pitágoras sabia ver o futuro através dos espelhos.

Meus espelhos são divididos em decorativos, com alguma simbologia de cores e mandalas, e também tenho alguns em que a simbologia está em primeiro plano e o espelho aparece como pano de fundo da obra ajudando a intensificar seu efeito. Outra característica que gosto muito no espelho é o refletir da luz, como a tinta que uso é a vitral ela permite que a luz passe e seja refletida de volta e isso dá um efeito incrível onde essa luz “bate” depois. E apesar de ser mais trabalhoso pintar no espelho não deixaria de aze-lo pois o resultado final compensa.

Deixe uma resposta

Close Menu
×

Cart