Mandalas

Mandalas

Mandala significa “círculo” ou “completude” em sânscrito, simboliza o Universo. A Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente é o símbolo da integração e da harmonia. Representa a procura pela paz interior e têm como finalidade a própria orientação do pensamento, uma vez que auxiliam a meditação.

A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação. Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.

A simbologia da mandala também varia conforme seu desenho, sendo que diferentes mandalas têm diferentes padrões visuais que despertam sensações diferentes. As cores trazem emoções diferentes e cada base numérica traz um significado. No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade.

Minhas mandalas são escolhidas dentre vários desenhos, faço um estudo de cor pra ver qual a combinação de cor mais bonita e que mais se adéqua ao tema. Os desenhos precisam ser na dimensão certa pra cada tamanho, pois um desenho muito simples numa mandala muito grande ficaria desproporcional. Gosto também de escolher temas que passem uma mensagem positiva e com os quais me identifico, assim tenho mais vontade de pintar e acredito que passo uma energia positiva para peça, pois faço a pintura com alegria. Tenho certeza que você vai se identificar com algumas dessas mandalas!

Deixe uma resposta

Close Menu
×

Cart